XVI Parada do Orgulho LGBT Pessoense (Resistência é Close)*: ano e edição das Drag Queens

Foto 01: XVI Parada do Orgulho LGBT Pessoense (Resistência é Close): ano e edição das Drag Queens, 2017.

O Kitsch não faz distinção de cor/grupo étnico-racial, credo, sexo, gênero, atividade profissional e tipo/grupo LGBT, pois, a exclusão não permeia a ideologia do Blog. Porém, para ter seus nomes, vídeos e fotos divulgados no blog é preciso se associar a ele através do Facebook. Deseja saber por que? Clique no link.

Por Kafé Santana

*o Kitsch tem sua própria perspectiva e  terminologias, porém, oficialmente  se usa “Parada pela ciadadania LGBT+”

A edição XVI/2017 da Parada do Orgulho LGBT Pessoense (Barbies, Bissexuais, Boys, Cross Dressers, Cultos/Intelectuais/Nerds, Emos, Eonistas, Drag Queens, Drag Kings, Leathers, Lésbicas, Ursos, Teens, Transexuais, Travestis, Transformistas, Híbridos, Simpatizantes e outr@s) vai acontece no final de setembro de 2017.  E como  tradição ” […] o evento trará muita alegria e badalação para a orla da capital paraibana, shows das melhores drag queens de João Pessoa.” (DIAS, 2017).

 

Foto 02: Temática: Resistência ´é Close nenhum direito a menos, 2017.

A temática deste ano “Resistência é Close, nenhum direito a menos” (Foto 02) refere-se à atual situação do país marcado por reviravoltas, golpes e crise que dão contornos as tensões do cenário social, político e econômico brasileiro.  Fatores que também refletem por sua vez na Resistência LGBT Pessoense, em que uma das formas práticas da resistência é o Close (16ª Parada da Cidadania LGBT+ João Pessoa, 2017). O Close é um termo-gíria usado pela cultura LGBT, que significa: dar pinta e/ou ficar poucos minutos em algum lugar (GUIA LGBTS, 2017). Neste contexto, o Close ganha um sentido de atitude política militante, sair para rua para mostrar a cara e para mostrar “a que veio”.

Foto 03: Quem apresentará o evento é o ator Romildo Rodrigues, 2017.

Quem apresentará o evento é o ator Romildo Rodrigues (Foto 03), que já se manifestou no seu Facebook dando a notícia e convidando a população LGBT pessoense para comparecer ao evento como forma de protesto “Vamos todas as ruas lutar por nossos diretos” (RODRIGUES, 2017).

Foto 04: Gloria Groove, a atração principal da edição XVI/2017 da Parada do Orgulho LGBT Pessoense, 2017.

 A atração principal da edição XVI/2017 da Parada do Orgulho LGBT Pessoense será a Gloria Groove (Foto 04).  Sendo a primeira vez que uma Drag Queen é a atração principal do evento, quebrando o habitual da participação das cantoras famosas pop do momento.  A Drag  Gloria Groove  é a  grande personagem do artista  cantor, compositor, cantor e  dublador Daniel Garcia Felicione Napoleão, nascido em São Paulo dia 18 de janeiro de 1995. Sua Drag ganhou notoriedade na mídia no início de 2016 por meio do videoclipe da sua canção Dona, ao qual em três meses de postagem no Youtube, o vídeo alcançou a marca de um milhão de visualizações. Para Daniel ser Drag para ele:

  […] sempre foi uma manifestação artística, não envolve questões de gênero. Depois de assistir RuPaul’s, vi que poderia fazer aquilo. Eu vi o programa e vi que aquilo podia me libertar de alguma forma. Nunca me encaixei e me enxerguei dentro do que as pessoas esperavam para mim. Quando se olha, não se sabe se é homem, mulher, meio do caminho, se chama de ele ou de ela. Algumas pessoas ainda têm essa dúvida. Ser drag me tirou desse limbo, me permitiu me ver pela primeira vez como artista. Ali dentro, posso explorar o que quiser. Mas a minha rotina, além da montação, envolve trabalhos com dublagem, backing vocals e jingles.

Assim, cantar, compor, atuar/interpretar, dublar e performar são talentos que tornam a Gloria Groove como  uma das Drag Queens mais completas do Brasil na atualidade. Segundo Brenzy (2017) a Drag Glória Groove é uma personagem/artista cujo talento musical vem do berço. Ela é   foi retratada no documentário Tupiniqueens como uma das grandes revelações do cenário drag paulista. Ela não se desta apenas por fazer performances covers das divas do pop como  Beyoncé e Nicki Minaj na internet.  Mas, também por construir um trabalho artístico autoral que vá além do mundo pop e que reflete a batalha diária das drags brasileiras.

Este ano, dia 3 de fevereiro, a  Glória Groove  lançou seu álbum de estreia, intitulado O Proceder. A maioria das letras das canções retratam sua vida cotidiana como sujeito gay na perspectiva de uma Drag Queen vinda da periferia.  Se apresentar na edição XVI/2017 da Parada do Orgulho LGBT Pessoense faz parte de sua turnê O Proceder Tour.

Foto 05: A Drag & DJ Jully Mermaid, a Diva e Ícone da cultura será uma atrações locais, 2017.

Porém, no que versa as atrações locais, inclui-se a toda empoderada  Jully Mermaid (Foto 05), a Diva e Ícone da cultura LGBT Pessoense e dona da Parada LGBT de João Pessoa.  Sua participação no evento facha seu retorno depois de um tempo fora da cidade e dos palcos. Esse ano Mermaid fora uma das atrações da I Parada do orgulho LGBT do Conde-PB realizada dia 30 de julho de 2017,  e como sempre Harrazou (SANTANA, 2017).  Esse ano eu toco no primeiro trio como sempre e faço show no palco principal.” Revelou Mermaid  para o Kitsch.

A Drag & DJ Jully Mermaid está participando da enquete: “Qual é o melhor Set Mix de 2017 lançado por um (a) DJ paraiban@? E por que?”  Seu set mix se intitula Extravaganza, produzido em março deste ano para seu retorno. O Extravaganza pode  dá uma  certa indicações  de que pode rolar na  performance da Drag & DJ.  Confira o ele no link abaixo, escute antes do dia 24 e não deixe de votar nele na enquete.

Além da participação de Gloria Groove e Jully Mermaid, o evento contará com outras atrações locais como a incrível DJ & Drag Toinha do Cuscuz;  a cor de jamboo, Samantha D’Avilla; a princesa do bate cabelo,  Isabella Campbell; a exótica  Lohanny Lorenzi, Nicki Umbeer,  a Banda Sinta A Liga Crew e  DJ kylt

Foto 06: A XVI/2017 da Parada do Orgulho LGBT Pessoense terá a participação de outro ícone da cultura LGBT paraibana, a DJ & Drag Toinha do Cuscuz, 2017.

A DJ & Drag Toinha do Cuscuz (Foto 06)  é uma artista  bastante conhecida para além da fronteiras paraibanas. Será a primeira vez  da Drag & DJ  no evento, é de certo que ela vai nos encantar com seu som e com sua estética luxuosa. Segundo a Drag, ela irá  tocar no trio e com a atração principal.

De acordo com a Liga Gay (2015) A DJ Toinha do Cuscuz sempre se mostrou simples e bem-humorada, ao qual acaba ganhado vários fãs e seguidores e seguidoras pelo país. A DJ & Drag Toinha do Cuscuz produz muito conteúdo para internet, inclusive muitos sets. Contudo, muitos de seus vídeos são constantemente divulgados pelo Instagram do Ezatamentchy.  A DJ & Drag também  já esteve em uma das matérias especiais da Revista Junior como Fenômeno nordestino do humor (LIGA GAY , 2015).

A DJ & Drag Toinha do Cuscuz também está participando da enquete: “Qual é o melhor Set Mix de 2017 lançado por um (a) DJ paraiban@? E por que?”  Cuscuz tem 3 sets: Pride (In The Name of House Music), Listen May Radio e  Queen Of Drums.  Então não custa nada conferir seus trabalhos antes do dia 24, e claro votar neles, pois na enquete Kitsch você pode votar em três opções.

Foto 07: Samantha D’Avilla, 2017.

A Drag Samantha D’Avilla (Foto 07)  se destacou em 2015 no “Miss Paraíba T 2015”, organizado por Hermanny Cruz que acontecera em 25 de Abril/2015. A Drag vem evoluindo, mostrando cada vez mais seu talento no espaço Drag pessoense e ocupando seu lugar.

Foto 08: Isabella Campbell, 2017.

A poderosa e princesa do bate-cabelo e titular do TDPB 2013, Isabella Campbell (Foto 08) também marcará presença e de certo vai nos empolgar com sua energia (A LIGA GAY, 2015; SANTANA, 2015).

Foto 09: Lohanny Lorenzzi , 2017.

A beleza exótica de Lohanny Lorenzzi  (Foto 09) também irá mais uma vez abrilhantar a  XVI/2017 da Parada do Orgulho LGBT Pessoense. Lorenzzi foi vencedora TDPB 2014. Em suas estéticas performáticas Lohanny transita por elementos etnográficos de cultura afro e indígenas.

Foto 10: Drag  Nicki Umbeer, 2017.

A beleza e sensualidade  blonde da Drag  Nicki Umbeer  (Foto 10)  de 20  anos irá mexer   com o público do evento.

Foto 11: Sinta A Liga Crew  é um projeto cujo nome faz referência a uma peça íntima do vestuário feminino e “empoderamanto” da mulher.

A Sinta A Liga Crew  (Foto 11) é um projeto cujo nome faz referência a uma peça íntima do vestuário feminino e “empoderamanto” da mulher.  O termo “liga” faz referência a   reunião dos principais nomes do Hip Hop feminino no estado da Paraíba, que busca também diluir a cultura machista no contexto do Hip Hop.

A  Sinta A Liga Crew  é  formada por Camila Rocha, Julyana Terto e Kalyne Lima, ambas do grupo AfroNordestinas e Preta Lange, rappers e ativistas culturais, acompanhadas pelo DJ Guirraiz, a grafiteira Priscila Lima (Witch) e a dançarina Giordana Leite, reunidas por uma objetivo, fortalecer, potencializar e ampliar a visibilidade da produção feminina do hip hop no estado (SANTANA,2017).

Foto 12: DJ Kylt, 2017.

KYLT  é  residente do bloco carnavalesco paraibano Cafuçu. Além da atividade de DJ,
KYLT é designer gráfico e produz geralmente material de divulgação para
o cenário musical.
Em sua estética sonora a brasilidade é marcante, KYLT consegue
adaptar de forma harmônica entre o eletrônico e ritmos regionais brasi_
leiros, latinos e africanos.  Assim KYLT transita pela etnografia musical
confiante e com muito talento, sendo esta a característica marcante de
sua identidade musical profissional (KYLT, 2015;  SANTANA, 2015).

Foto 13: A edição 2017 da Parada do Orgulho LGBT Pessoense “Resistência é Close nenhum direito a menos” se configura o ano e edição das Drag Queen., 2017.

A edição 2017 da Parada do Orgulho LGBT Pessoense “Resistência é Close nenhum direito a menos” se configura o ano e edição das Drag Queen(Foto 13).  Com a participação de Gloria Groove e perincipalmente pela a participação das Drag  pessoenses  mais populares  como Toinha do Cuscuz, Jully Mermaid, Samantha D’Avilla, Isabella Campbell e Lohanny Lorenzi.

Mas,  como não poderia deixar de ser, haverá momentos de chamamento à reflexão e luta contra a LGBTfobia com falas de representantes de ONG’s, figuras públicas e sociedade civil. A novidade deste ano é o retorno da PRÉ-PARADA, nos dias 22 e 23 de Setembro. Nela, acontecerá um encontro nacional de pessoas bissexuais, o Biálogo, que terá como tema “Analisando as conjunturas e o avanço das violências contra a população LGBT”. A abertura do Biálogo será sexta-feira (22), às 18h, na sala Aruanda (UFPB) e será aberto ao público. Interessados(as), podem entrar em contato pelo (83) 9 8825-7006. (DIAS, 2017).

Essa edição do  evento tem sido organizado por agentes institucionais e sociais LGBT.  Tem a coordenação da Drag Rachel Bacellar. Os realizadores são: o Movimento do Espírito Lilás (Mel), liderado por Fernando; Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ), liderado por Marli Soares; Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba (ASTRAPA) liderado  por Fernanda Benevutti; Grupo Diversidades lidedarado por Marcos Dias Movimento d@s Bissexuais (MOVBI), liderado por Joebson e Artgay, na figura de Felipe. E tem o apoio do Governo do Estado,  Prefeitura Municipal
de João Pessoa (PMJP), Fundação
Cultural de João Pessoa (Funjope), Miss Paraíba Gay e Sauna Thermas Parahyba.

O evento irá acontecer no dia 24 de setembro de 2017 em um domingo e fará o percurso início no Sesc Cabo Branco em direção ao Busto de Tamandaré. A expectativa é que cerca de 38 a 40 mil pessoas se reúnam nesse momento de celebração, resistência e luta. (DIAS, 2017).

Leia também:

 

Karine Tenório, Senhora do Calendário

Referências

 BRENZY, S.  Biografia Gloria Groove. In: Last. Disponível em:< https://www.last.fm/pt/music/Gloria+Groove/+wiki > Acesso em: 04 set. 2017.

Conheça as gírias do mundo gay que estão na boca do povo. In: Guia Glbts. Disponível em:< http://www.guiaglbts.com.br/blog/?p=294 > Acesso em: 04 set. 2017.

CAMPBELL, I. Fotos e Informações sobre Isabella Campbell.  In: Facebook, 2017. Disponível em:< https://www.facebook.com/isabellacampbelltop > Acesso em: 04 set. 2017.

DIAS, M. Conversa com o Kitsch – 13 de setembro de 2007, 2017.

16ª Parada da Cidadania LGBT+ João Pessoa.In: Facebook, 2017. Disponível em:< https://www.facebook.com/gloriagroove/ > Acesso em: 04 set. 2017.

GROOVE, G. Fotos e Informações sobre Gloria Groove.  In: Facebook, 2017. Disponível em:< https://www.facebook.com/gloriagroove/ > Acesso em: 04 set. 2017.

LORENZZI, L. Fotos e Informações sobre Lohanny Lorenzzi.  In: Facebook, 2017. Disponível em:< https://www.facebook.com/profile.php?id=100000286558489 > Acesso em: 04 set. 2017.

RODRIGUES, R. Fotos e Informações sobre Romildo Rodrigues.  In: Facebook, 2017. Disponível em:< https://www.facebook.com/romildo.rodrigues.186  > Acesso em: 04 set. 2017.

SANTANA, S. R. Trans (itando) entre a Simpatia, Glamour e a Beleza: mais do que esperado, mais do que Top.  In: Kitsch, 2015. Disponível em:< https://kitschhomocultura.wordpress.com/2015/05/18/transitando-entre-a-simpatia-glamour-e-a-beleza-mais-do-que-esperado-mais-do-que-top/ > Acesso em: 08 set. 2017.

SANTANA, S. R. Conde-PB realizará sua I Parada do orgulho LGBTIn: Kitsch, 2017. Disponível em:<  https://kitschhomocultura.wordpress.com/2017/07/22/conde-pb-realizara-sua-i-parada-do-orgulho-lgbt/ > Acesso em: 08 set. 2017.

SANTANA, S. R. PARADA DO ORGULHO LGBT PESSOENSE: memória, avanços, problemáticas, críticas, edição 2015 e a perspectiva de Anita Di Bourbon In: Kitsch, 2015. Disponível em:< https://kitschhomocultura.wordpress.com/2015/07/23/parada-do-orgulho-lgbt-pessoense-memoria-avancos-problematicas-criticas-edicao-xiv-2015-e-a-perspectiva-de-anita-di-bourbon/> Acesso em: 23 set. 2017.

SANTANA, S. R. Top Drag Paraíba, edição “All Stars”: A beleza sedutora narcísica das Drags paraibanas.  In: Kitsch, 2015. Disponível em:<  https://kitschhomocultura.wordpress.com/2015/09/29/top-drag-paraiba-edicao-all-stars-a-beleza-sedutora-narcisica-das-drags-paraibanas/ > Acesso em: 08 set. 2017.

STAR, S.D. A. Fotos e Informações sobre Samantha D’Avilla Star.  In: Facebook, 2017. Disponível em:< https://www.facebook.com/gisely.sullivan > Acesso em: 04 set. 2017.

SPENCER JÚNIOR. Fotos e Informações sobre Jully Mermaid.  In: Facebook, 2017. Disponível em:< https://www.facebook.com/profile.php?id=100000286558489 > Acesso em: 04 set. 2017.

Top 10 da DJ Toinha do Cuscuz. In: A Liga Gay, 2015. Disponível em:< http://aligagay.com.br/top-10-toinha/ > Acesso em: 04 set. 2017.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s